JUÍZES PODEM EXTINGUIR EXECUÇÃO FISCAL COM VALOR DE ATÉ R$ 10 MIL
NOTÍCIAS

A decisão aconteceu no julgamento do Ato Normativo 0000732-68.2024.2.00.0000, relatado pelo presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso. A norma reúne um conjunto de medidas para o tratamento racional e eficiente na tramitação das execuções fiscais pendentes no Poder Judiciário.

O ministro afirmou que o ato reproduz decisão do Supremo Tribunal Federal e possibilita aos juízes extinguirem as execuções fiscais de pequeno valor. Segundo Barroso, estudo realizado pelo STF detectou que as execuções fiscais arrecadam menos de 2% dos valores cobrados, mas o protesto prévio de títulos arrecada mais de 20%. “Portanto, essa é uma fórmula mais barata, menos onerosa para a sociedade do que a judicialização, e, portanto, nós estamos instituindo essa obrigatoriedade”, finalizou.

O texto aprovado determina ainda que os cartórios de notas e de imóveis comuniquem às respectivas prefeituras, em período não superior a 60 dias, todas as mudanças na titularidade de imóveis realizadas nesse intervalo de tempo. A medida possibilita a atualização cadastral dos contribuintes das fazendas municipais.

Pendências

As execuções fiscais respondem por 34% do acervo pendente no Poder Judiciário e são apontadas no Relatório Justiça em Números 2023 (ano-base 2022) como o principal fator de lentidão da Justiça. A taxa de congestionamento provocada por esses processos é de 88%, com tempo médio de tramitação de seis anos e sete meses até a baixa, isto é, a finalização do trâmite processual.

Levantamento do CNJ estima que mais de 52% das execuções fiscais têm valor menor que R$ 10 mil. Essa verificação foi considerada no julgamento pelo Plenário do STF, em dezembro do ano passado.

Leia +
NOVO CPC TRAZ MUDANÇAS EM RELAÇÃO A PRAZOS, TRAMITAÇÃO E COMPETÊNCIAS
TAXA DE MARINHA SOBRE IMÓVEIS É SUSPENSA E CANCELADA NO ESPÍRITO SANTO
ABERTURA DE INVENTÁRIO INTERROMPE PRESCRIÇÃO EM DISPUTA DE HERDEIROS
SEM PRESENÇA DE TESTEMUNHA IMPRESCINDÍVEL, JÚRI TEM DE SER ANULADO, DECIDE STJ
TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESPÍRITO SANTO RETOMA AS SESSÕES DE JULGAMENTO NA PRÓXIMA SEMANA
STJ IMPEDE AVERBAÇÃO DE PENHORA DE BEM DE FAMÍLIA
REMOÇÃO DE INVENTARIANTE DE PROCESSO EXIGE INCIDENTE PROCESSUAL SEPARADO
SOBRE

Giacomelli & Giacomelli Advogados Associados é um escritório de advocacia com o propósito de atender a seus clientes de forma personalizada, individual e com comprometimento.

Nestes quase 10 (dez) anos de atuação jurídica, o Escritório já traz consigo uma experiência com várias empresas de âmbito nacional e com significativa complexidade das causas que foram depositadas aos cuidados do Escritório.

NAVEGUE PELO SITE
ENTRE EM CONTATO

Telefone: (27) 3324-3368

Endereço:
Rua José Alexandre Buaiz, nº 300. Edifício Work Center (sala 503)
Enseada do Suá - Vitória/ES
CEP: 29.050-545


E-mail: rodrigo@giacomelliadvogados.com.br
Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados. Giacomelli & Giacomelli Advogados Associados.